Usando o Raspberry Pi como um roteador

Geralmente se encontra muitos exemplos de como transformar o Raspberry PI em um roteador Wi-fi, mas aqui vou fazer um pouco diferente, vou pegar a internet do Wi-Fi e rotear pelo cabo.

Para isso, eu usei um sistema operacional próprio para essa finalidade, o OpenWrt. Ele é um Open Source baseado em Linux desenvolvido para sistemas embarcados e roteadores.

https://openwrt.org

As principais características desse sistema operacional são de ocupar pouco espaço em memória de armazenamento e de utilizar pouca memória RAM, porém com o diferencial de possuir mais de 3000 pacotes através de seu gerenciador de pacotes Opkg. Isso nos possibilita utilizar no mesmo hardware nosso sistema operacional para roteadores e outros softwares (com por exemplo o Broker MQTT Mosquitto, ou mesmo um compartilhamento de arquivos através do Samba). Todo o seu gerenciamento pode ser realizado através da linha de comando ou através de sua interface web LUCI.

Instalando

Primeiro passo é realizarmos o download do OpenWrt, deve escolher a sua versão da placa:

Após o download, podemos usar um programa para gravar a image no cartão, aqui eu eusei o BalenaEtcher:

Depois de gravar a image, coloque no Rasp e inicialize. Muitos preferem acessar pelo Putty, eu já não gosto, prefiro colocar um monitor e teclado e fazer local.

Configurando

Mas nesse caso, você pode acessar de outro computado usando o navegador, digitando o IP padrão do SO, 192.168.1.1. Aparecerá a tela de login, informe o usuário root e faça o login, não tem senha.

A topologia ficará desta maneira:

Ao executar o login, entrará na tela inicial e será apresentado a visão geral sobre o hardware, e outras informações:

Recomendo alterar a senha, ali no aviso acima, em amarelo, procedimento simples, só informar nova senha e salvar.

Agora vamos alterar as configurações de rede, indo no menu Network e na opção Interfaces:

Aqui podemos configurar todas as interfaces, como pode ver na imagem, só esta ativa a conexão por cabo, aonde estou ligado. Em Edit poderá ser alterado alguma configuração de rede se desejar, como por exemplo a faixa de IP que será distribuído, que no meu caso será o 192.168.1.1/24.

Agora vamos ativar a conexão Wireless, vamos no menu Network, opção Wireless. Irá aparecer a interface radio0, a única:

Como comentei, o comum é o pessoal usar o Wireless como Access Point, mas aqui usaremos como Client. Clicando no botão SCAN, acessaremos a nossa rede Wifi achando ela na lista e clicando em Join Network:

Informamos a senha da nossa rede, no campo WPA passphrase e no campo Create / Assign firewall-zone manteremos como wan, para que nossa rede cabeada fique configurada para acessar a internet através dessa conexão. Só clicar em Submit:

Seremos direcionados de volta para tela de conexões Wireless, onde podemos ver a conexão que realizamos e salvar, clicando em Save & Apply:

Ao voltarmos para página de interface, poderemos ver que agora temos duas conexões configuradas:

Pronto, eu conectei um switch na porta do Rasp, e agora conecto outros computadores além do meu neste switch e consigo acessar a internet, graças ao Rasp!

Legal né..

Até mais..

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.